segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Momentos difíceis...


Todos nós passamos por momentos difíceis. Às vezes nós precisamos de uma palavra de consolo, mas nem sempre a temos. Mas isso não quer dizer que você não a possa encontrar. Essa palavra de consolo, de apoio pode vir de fontes inesperadas, ou nem tanto, mas pode vir de qualquer lugar. Fique atenta e você a perceberá.

Eu quero compartilhar com vocês um texto escrito pela Eddie Van Feu, na revista Wicca, edição nº 49. Momentos difíceis requerem palavras que te ajudem e de uma forma ou de outra eu sempre acabo voltando a esse texto. Não o transcreverei completo, e sim apenas uma adaptação, que serviu para me ajudar em um momento difícil recentemente.

Espero que possa ajudar a outros também. (e espero que a Eddie me permita reproduzir suas palavras)

Transcrevo:

Algumas coisas precisam de uma conclusão. Outras se concluem sozinhas. A conclusão é como terminamos, acabamos, chegamos ao fim.

Quando perdemos alguém, seja um amigo canino, felino ou humano (os tipos mais raros), sofremos porque temos a certeza da saudade. Raramente compreendemos que aquela partida é também um ponto final em fases de nossa vida. E quando compreendemos, esquecemos que na vida não existe ponto final. Alguns acreditam que a morte é um ponto final, mas ela só leva a uma outra história.

Todos perdemos amigos que amamos. Alguns de forma mais brusca, outros de forma mais suave, mas cedo ou tarde, todos perdemos. A dor é inevitável. Não fuja dela. Sinta e respeite sua dor. Suas lágrimas são o alicerce de seu caráter, como a cera da vela que chora e se acumula ao seu pé. Elas o lembram do que é realmente importante.

Quem parte leva consigo algo precioso. Parte de seu passado, de suas lembranças, de quem você é. Por isso mudamos tanto quando perdemos alguém. Não somos mais os mesmos. Não quer dizer que seremos piores a cada perda. Nem melhores. A mudança para pior ou para melhor é escolha sua. É uma nova fase, uma nova etapa, em que alguém que você amava passou de nível e você precisa aprender a viver com uma dolorosa ausência.

A casa vazia, o lugar a mesa, o telefone que não toca, tudo isso lembra aquele espaço vazio no coração que não para de doer. Não para de doer porque não está vazio! Nunca estará, se você deixar. Os amigos que partem continuam lá, torcendo por nós, nos ajudando quando possível, crescendo, como nós. Você não precisa deixar de amá-los. Apenas aprenda que pode fazer isso com mais desapego. Amar deixando livre. É difícil pra caramba!

Que dói, dói! Dói pra caramba! E sempre vai doer. Você se acostuma e a dor vira saudade, mas sempre vai doer. Se muito ou pouco, depende de você.

A saudade fica, mas o intervalo é breve. A gente sempre volta a se encontrar com aqueles que amamos. Viver entre amigos é a melhor vida que alguém pode ter.

0 comentários:

Postar um comentário

*Comentários moderados
*Cuidado com as palavras que você usa
*Não xingue ou ofenda ninguém, caso contrário você será bloqueado