quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

7 livros para bancar o detetive


Se você gosta de ler livros que contenham crimes e mistérios, livros que te estimulem a descobrir a verdade, que tal ler um bom romance policial? Particularmente eu gosto muito deste gênero literário. Você vai lendo e te dá aquela ansiedade de ler mais e mais até finamente descobrir quem era o assassino. E aí você abre a boca e diz “ah” (de surpresa eu espero) e pensa “nunca pensei nisso” (pelo menos comigo isso sempre acontece). Se você ficou curioso eu separei 7 dicas de livros com esta temática.

1 – O caso dos dez negrinhos, Agatha Christie
Sinopse: Atualmente republicado como “E não sobrou nenhum”, este célebre livro é considerado por muito o melhor de Agatha Christie, a rainha do crime. Dez pessoas, uma ilha misteriosa e sem saídas, acusações, mortes estranhas e um assassino, e a única pista é uma antiga canção infantil.
Comentários: Este é sem duvida alguma o melhor livro de suspense policial que já li, e o melhor de Agatha Christie em minha opinião. O que mais gostei foi o fato das mortes seguirem a canção dos dez negrinhos. Isso dava uma sensação de nervosismo muito engrada. Super recomendo este livro.


2 – A princesa de gelo, Camila Lackberg
Sinopse: De regresso à cidadezinha onde nasceu depois da morte dos pais, a escritora Erica Falk encontra uma comunidade à beira da tragédia. A morte da sua amiga de infância, Alex, é só o princípio do que está para vir. Com os pulsos cortados e o corpo mergulhado na água congelada da banheira, tudo leva a crer que Alex se suicidou. Erica, que não a via desde a infância, vê-se de repente no centro dos acontecimentos e ao mesmo tempo, Patrik Hedström, que investiga o caso, começa a perceber que as coisas nem sempre são o que parecem. Mas só quando ambos começam a trabalhar juntos é que vem a verdade sobre aquela cidadezinha com um passado profundamente perturbador.
Comentários: Camila é definitivamente uma excelente escritora. Uma boa revelação em minha opinião. Este é o primeiro livro desta sueca que certamente entra para o mapa da literatura policial. Aqui no blog tem resenha de um de seus livros “Gritos do Passado”.

3 – O nome da rosa, Umberto Eco
Sinopse: A trama se desenrola em um mosteiro italiano na última semana de novembro de 1327. Ali, em meio a intensos debates religiosos, o frade franciscano inglês Guilherme de Baskerville e seu jovem auxiliar, Adso, envolvem-se na investigação das insólitas mortes de sete monges, em sete dias e sete noites. Os crimes se irradiam a partir da biblioteca do mosteiro - a maior biblioteca do mundo cristão, cuja riqueza ajuda a explicar o título do romance: "o nome da rosa" era uma expressão usada na Idade Média para denotar o infinito poder das palavras.
Comentários: Faz tempo que li este livro, mas ainda me lembro que ele me deixava super tensa sempre que Guilherme e Adson entravam naquela biblioteca (enorme). Gostaria muito de relê-lo um dia e quem sabe resenhar aqui no blog. Leiam, tenho certeza que irão gostar.

4 – Um estudo em vermelho, Arthur Conan Doyle
Sinopse: O cadáver de um homem, nenhuma razão para o crime. É a primeira investigação de Sherlock Holmes, que fareja o assassino como um “cão de caça”. Lamentava-se de que “não há mais crimes nem criminosos nos nossos dias”, quando, nesse instante, recebe uma carta a pedir a sua ajuda — o cadáver de um homem foi encontrado numa casa desabitada, mas não há qualquer indício de roubo ou da natureza da morte. Sherlock Holmes não resiste ao apelo, mas sabe que o mérito irá sempre para a Polícia.
Comentários: Holmes é praticamente um mito. Todos os livros que li são excelentes, mas este especificamente conta como ele e Watson se conheceram. Pode até não ter graça, mas sempre que penso neste intrépido detetive tenho muita vontade de rir.

5 – Não conte a ninguém, Harlan Coben
Sinopse: David Beck e sua esposa Elizabeth comemoram o aniversário de seu primeiro beijo quando uma tragédia interrompe o clima de romance: Elizabeth é brutalmente assassinada. O caso acaba sendo resolvido e o assassino, condenado. No entanto, David não consegue superar a morte de Elizabeth. Depois de oito anos, ainda se lembra de todos os detalhes. Mas é no dia do aniversário de morte de Elizabeth que a história realmente começa. Uma estranha mensagem aparece no computador de David, uma frase que somente ele e a esposa conhecem. De repente ele depara com o que parecia impossível - em algum lugar, de alguma maneira, Elizabeth está viva. Ele é advertido para que não conte a ninguém e envolve-se em um sombrio e mortal mistério, sem saber que já está sendo seguido por alguém que o tentará deter antes que descubra toda a verdade. 
Comentários: As mensagens no computador me deixavam tensa. Mas tem algumas cenas que dá quase para rir. Coben é um ótimo escritor e gostei de todos os livros dele que já li até agora, mas este é meu favorito.

6 – Assassinato no expresso do oriente, Agatha Christie
Sinopse: Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Uma americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime. 
Comentários: Mais um de Agatha Christie. Este foi o primeiro livro que li dela, o que me deixou meio impressionada. Por mais que eu tentasse não cheguei nem perto da verdade, como em todos os seus livros. Um dos casos de seu famoso detetive Hercule Poire.

7 – Conte-me seus sonhos, Sidney Sheldon
Sinopse: Ashley, Toni e Alete têm duas coisas em comum: São bonitas e suspeitas de cometer uma série de assassinatos brutais. A polícia efetua a prisão, que leva a um dos julgamentos mais inusitados já vistos, com a defesa baseando-se em provas médicas bizarras, porém autênticas. De Londres a Roma, de Quebec a São Francisco, a trama de Conte-me seus sonhos é magnética desde o começo até o final surpreendente.
Comentários: Eu gosto deste livro principalmente por causa do desenrolar do julgamento, a sentença e o pós. Não posso comparar com outros livros do autor, pois este foi o único que li, mas acho que vale muito a pena ler.

É isso aí gente. Espero que tenham curtido as dicas.
Se alguém tiver algum livro deste tema que goste e que acha que deveria estar na lista, deixa um comentário.

Sayonara!

0 comentários:

Postar um comentário

*Comentários moderados
*Cuidado com as palavras que você usa
*Não xingue ou ofenda ninguém, caso contrário você será bloqueado